O limão é um alimento milenarmente enaltecido por suas qualidades. Segundo os ensinamentos da Ayurvédica ele é considerado um grande agente de cura, classificado entre os mais benéficos dos alimentos conhecidos pela humanidade. O homem moderno com sua vida estressante e sedentária, extremamente intoxicado, padece com enfermidades orgânicas e funcionais típicas do século. Para impedir ou prevenir que o organismo fique doente, é necessário alcalinizá-lo (com sais alcalinos), transformando os restos ou resíduos do metabolismo e expelindo-os com mais facilidade. O limão com seus ácidos facilmente transformados em elementos alcalinizantes, contribui poderosamente para eliminar resíduos que, como agora sabemos, são os responsáveis diretos ou indiretos pelas doenças. O uso do limão estimula a produção de carbonatos e bicarbonatos salinos no organismo, promovendo a neutralização da acidez dos líquidos corporais. O consumo diário e regular do limão é profilático e um verdadeiro elixir da longa vida. Esses são apenas alguns aspectos sobre os benefícios do limão. Se você pesquisar mais vai se impressionar com as mil e uma utilidades dessa frutinha poderosa e cheia de luz.

Linugox
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Floral Limão de Saint Germain


Outro tratamento alternativo onde aparece o nosso famoso limão. Neste caso, os efeitos curativos são produzidos através das propriedades sutis que contêm as flores do limoeiro. Veja o que fala a autora Neide Margonari, famosa por seus cursos e atendimentos com florais:

“Indicado para a personalidade amarga, de índole destrutiva. Esse floral trabalha o despertar da consciência com relação ao sofrimento que provocamos nos outros por causa dessas atitudes negativas. Útil também para a personalidade que se encontra na polaridade oposta, quando carrega o sentimento da amargura gerado pelo outro. O poder terapêutico do floral Limão é enorme, é um poderoso depurativo do sangue, possui ação rápida na cura das gripes e dos resfriados; dissolve depósitos reumáticos e o ácido úrico, dissolve a formação de cálculos, mata bactérias e clareia a pele.

Ele atua beneficamente em mais de cento e cinqüenta doenças. Para se ter uma idéia basta observar a relação de algumas enfermidades com desequilíbrios emocionais que nos causam amargura e mágoa: acne, sardas, espinhas no rosto, hemorragias, acidez em geral, envenenamentos, distúrbios nervosos, insônia, epilepsia, esterilidade, astenia, bócio, caspa, herpes (alguns tipos), zumbidos, vermes intestinais, varíola, úlceras gástricas, psoríase, mau hálito, adenite, afonia, afta, amenorréia, amidalite, analgenia, anemia, angina do peito, apoplexia, arteriosclerose, artritismo, cãibras, ciática, congestão geral, diabete. difteria, estomatite, faringite, febre, flebite, frieiras, furunculose, gengivite, gota, etc.

Como química e orientadora alimentar, é muito comum que as pessoas me perguntem se o hábito de usar vinagre no preparo de temperos ou cozimento dos alimentos, substitui o uso do limão. O que posso garantir é que são substâncias muito diferentes, apesar de ambas conferirem o sabor ácido ao nosso palato.

O limão é um alimento 100% natural e fresco, com todos aqueles poderes terapêuticos já relatados nos textos anteriores. Para esclarecer um pouco mais, e ficar clara a diferença, o limão é rico em enorme gama de nutracêuticos (substâncias que nutrem e ao mesmo tempo curam) e seu sabor ácido é proveniente do ácido cítrico, e da Vitamina C, nutrientes muito valorizados pelo nosso organismo.

E ainda, no caso específico do seu uso no preparo de carnes e proteínas, o suco do limão acrescenta uma qualidade muito positiva, que é a de quebrar parcialmente as cadeias protéicas (os polipeptídeos), auxiliando em muito o trabalho dos nossos órgãos digestores.

O vinagre é um produto fermentado de frutas, que tem seu sabor ácido pela presença de 90-98% de ácido acético. Assim, o vinagre não é um produto natural, porque passa por várias etapas num processo de industrialização, onde existem riscos de contaminações, aditivações inadequadas, erros de processamento, batismos, etc.

Para completar, o ácido acético não tem utilidade metabólica para o organismo humano, devendo necessariamente ser excretado, mas deixando na sua passagem pelo corpo, sítios mais ácidos do que deveriam. Dica para quem ainda não é totalmente vegetariano -> Criar o hábito de “marinar” com suco fresco de limão + temperos (por uns 15-30 minutos antes do cozimento) seus preparos de carnes. Desta forma, a receita ficará mais saborosa, macia, suave e de fácil digestão.



VERDE LIMÃO

0 comments:

 
Animated Social Gadget - Blogger And Wordpress Tips