O limão é um alimento milenarmente enaltecido por suas qualidades. Segundo os ensinamentos da Ayurvédica ele é considerado um grande agente de cura, classificado entre os mais benéficos dos alimentos conhecidos pela humanidade. O homem moderno com sua vida estressante e sedentária, extremamente intoxicado, padece com enfermidades orgânicas e funcionais típicas do século. Para impedir ou prevenir que o organismo fique doente, é necessário alcalinizá-lo (com sais alcalinos), transformando os restos ou resíduos do metabolismo e expelindo-os com mais facilidade. O limão com seus ácidos facilmente transformados em elementos alcalinizantes, contribui poderosamente para eliminar resíduos que, como agora sabemos, são os responsáveis diretos ou indiretos pelas doenças. O uso do limão estimula a produção de carbonatos e bicarbonatos salinos no organismo, promovendo a neutralização da acidez dos líquidos corporais. O consumo diário e regular do limão é profilático e um verdadeiro elixir da longa vida. Esses são apenas alguns aspectos sobre os benefícios do limão. Se você pesquisar mais vai se impressionar com as mil e uma utilidades dessa frutinha poderosa e cheia de luz.

Linugox
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Limão avermelhado


Ele (Citrus limonia Osbeck) não é exatamente um limão como o siciliano, mas sim uma lima ácida como o Galego e o Taiti. Originário da Índia, provavelmente é um híbrido de limão verdadeiro com tangerina, mas, botanicamente, está agrupado entre as limas ácidas e seu interesse maior é como porta-enxerto para outros cítricos, já que é resistente a uma série de doenças comuns no gênero. 

Por isto também é conhecido no reino dos produtores de cítricos como limão-cavalo. Sendo que para nós, que queremos usá-lo na cozinha, pouco importa saber se é um limão doce, uma lima ou uma tangerina ácida. O que importa é saber que pode ser usado como limão em todos os preparos clássicos como limonadas, sorvetes, mousses, cremes, recheios, vinagretes (limonetes) e tantos outros. 

Com a vantagem de ser mais rico em betacarotenos (um precursor da vitamina A), mais adocicado quando maduro (mais rico em frutose que os demais limões), suculento mesmo quando verde e menos perecível que os outros limões – os limões da foto estavam guardados na geladeira, dentro de sacos plásticos, havia 60 dias! Mercado: uma pena que não seja vendido facilmente nas cidades grandes. 

Está certo que nas pequenas cidades rurais o tal limão não tenha valor no mercado pois qualquer pessoa pode consegui-lo facilmente nos quintais ou nas redondezas: de graça,oferecido. Mas toda esta produção que se perde por aí, ou é abocanhada pelo gado, poderia ser aproveitada nas cidades grandes ou pela indústria para a produção de sucos, junto com tangerina. Por exemplo, para a limonada da merenda escolar em vez de sucos artificiais...



VERDE LIMÃO

0 comments:

 
Animated Social Gadget - Blogger And Wordpress Tips