O limão é um alimento milenarmente enaltecido por suas qualidades. Segundo os ensinamentos da Ayurvédica ele é considerado um grande agente de cura, classificado entre os mais benéficos dos alimentos conhecidos pela humanidade. O homem moderno com sua vida estressante e sedentária, extremamente intoxicado, padece com enfermidades orgânicas e funcionais típicas do século. Para impedir ou prevenir que o organismo fique doente, é necessário alcalinizá-lo (com sais alcalinos), transformando os restos ou resíduos do metabolismo e expelindo-os com mais facilidade. O limão com seus ácidos facilmente transformados em elementos alcalinizantes, contribui poderosamente para eliminar resíduos que, como agora sabemos, são os responsáveis diretos ou indiretos pelas doenças. O uso do limão estimula a produção de carbonatos e bicarbonatos salinos no organismo, promovendo a neutralização da acidez dos líquidos corporais. O consumo diário e regular do limão é profilático e um verdadeiro elixir da longa vida. Esses são apenas alguns aspectos sobre os benefícios do limão. Se você pesquisar mais vai se impressionar com as mil e uma utilidades dessa frutinha poderosa e cheia de luz.

Linugox
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mil e um benefícios do limão



Pode parecer milagre, mas não é. O limão é uma fruta maravilhosa que pode ser encontrada em praticamente todas as partes do mundo e vem sendo usada com inúmeras finalidades medicinais e preventivas. Seu princípio ativo é usado na aromaterapia, e seu suco, em fórmulas cosméticas. Refrescante, ele reduz a temperatura corporal, o que o torna excelente no verão. Já pensou em uma limonada suíça bem geladinha agora?

Segundo o médico Apollinaire Dschoutezo, formado pela universidade aberta de medicinas complementares do Sri Lanka em naturopatia e homeopatia clínica, os principais minerais presentes nas diferentes partes do limão são: sílica, cálcio, ferro, manganês e cobre. É rico também em vitaminas B1, B2 e B3 e recomendado na prevenção de doenças do sistema nervoso.

Cerca de 7% do suco do limão é composto pelos ácidos cítrico e ascórbico (vitamina C). “Isso explica por que o limão ganhou a reputação secular de prevenir o escorbuto. Tais ácidos do limão interferem no bom funcionamento das glândulas endócrinas e evitam hemorragias, tão comuns em diabéticos e pessoas da terceira idade”, diz o médico.

O médico ensina que o limão, por sua riqueza em sais minerais e em ácido cítrico, tem a propriedade de manter as células jovens, oxigenadas e ativas. Devido ao seu teor de vitamina PP (niacina – componente de coenzimas relacionadas às enzimas respiratórias e vasodilatadoras), é um alimento recomendado na prevenção de problemas cardiovasculares, pois protege as artérias.

“O limão é reconhecido milenarmente como um antibiótico e antisséptico intestinal. Tomado em jejum e de forma diluída, cicatriza os tecidos intestinais e elimina a putrefação. Na Índia, o suco de limão é a bebida sagrada do desjejum matinal, agindo como agente de purificação, regulação e antídoto de envenenamento ou intoxicação”, ensina ele.

Sua ação laxante regula os intestinos, esteja ele solto ou constipado. E ainda, com seu poder adstringente, reduz a formação dos gases intestinais. Dessa forma, evita o inchaço do estômago e dos intestinos”, revela Apollinaire. Rico em enzimas e sais minerais, depois de uma refeição pesada, é recomendado que se tome suco fresco de limão diluído num chá digestivo ou água morna para acelerar o fogo da digestão e a desintoxicação. O consumo regular e correto do limão irá facilitar a liberação dos excessos de gordura corporal, assim como evitar a formação de tais depósitos.

O médico explica que o limão neutraliza e ajuda na expulsão de toxinas. “Com essa ação desintoxicante e digestiva, é indicado também para estimular os sistemas cardiovascular e respiratório. Seu suco ajuda a reduzir a viscosidade do sangue de pessoas hipertensas ou com históricos de colesterol ou triglicérides elevados. Portanto, o limão é um hipotensor natural”.

O limão é ainda recomendado na prevenção e tratamento de disfunções hepáticas e pancreáticas. O médico ressalta que o consumo diário é indicado em casos de esteatose (fígado gorduroso). “Ele tem função reguladora sobre o pâncreas e, por isso, é recomendado na prevenção de diabetes. É ainda usado no tratamento de disfunções do trato urinário, pois é um dos melhores diuréticos que existem. O consumo diário evita a formação de cálculos (renais e vesicais), como de aglomerados de células como cistos e tumores”.

Já existe até "Citroterapia" (terapia do limão) que, acreditam seus defensores, pode ajudar a parar de fumar, melhorar a disposição mental, as habilidades de inteligência, o sono, o bom-humor matinal e combater a insônia. Mas, como se sabe, qualquer alimento em excesso se torna prejudicial. Dschoutezo faz um alerta: “O limão, quando consumido de forma errada, pode causar desmineralização e até anemia. Use-o acompanhado de frutas, folhas, legumes, feijões, raízes e sementes”.



VERDE LIMÃO

0 comments:

 
Animated Social Gadget - Blogger And Wordpress Tips